Dicas para o cuidador

Vestuário, cuidado pessoal e banho


Cuidado pessoal

Ao observar que há dificuldade em vestir-se na ordem correta, por exemplo: vestir a cueca, calçar meias, vestir a calça mantendo o equilíbrio, etc. você precisa auxiliá-lo. Tente fazê-lo mantendo a calma, esta é uma sugestão de grande utilidade, quanto mais ansiosa e nervosa você ficar, mais difícil será completar a tarefa.

Tirar a roupa em público não é um comportamento normal e cria, para o cuidador, grande contrangimento. Em primeiro lugar, é preciso entender que este comportamento desinibido faz parte da evolução da Demência em alguns casos. Portanto, por mais que pareça proposital, não é. Tirar a roupa subitamente também pode ter outros significados, como por exemplo, vestuário apertado, calor, presença de insetos, necessidade de ir ao banheiro, etc. Adapte o vestuário às condições climáticas, dê preferência à roupa confortável de tamanho certo, conduza o paciente ao banheiro em intervalos regulares de tempo. O mais importante, no entanto, é você proteger o paciente do ridículo. Calmamente, conduza-o para outro ambiente e auxilie-o novamente com o vestuário.

As fases intermediárias da doença trazem para o paciente algumas dificuldades para o autocuidado, que se referem ao asseio pessoal, banho, vestuário, alimentação, transferência de um local para outro. No caso do asseio pessoal, pode ser preciso que você tenha que orientá-lo em como colocar creme dental na escova de dentes, fazer a barba, pentear os cabelos, higienizar-se após o uso do vaso sanitário etc. É preciso manter uma boa aparência, dessa forma observe o grau de dificuldade apresentada e auxilie-o, mas não faça por ele o que ele ainda é capaz de fazer, pois assim você estará roubando a independência que ele ainda tem.


< Anterior        Próximo >

Retornar ao Índice

Instituto de Memória - Núcleo de Envelhecimento Cerebral / NUDEC
Rua Napoleão de Barros, 618. Vila Clementino.
CEP 04024-002 / São Paulo – SP
T. 5576-4848 Ramal 2085
Logo Apsen WebSite Desenvolvido por:
BemStar.com.br e SiteCommerce.net

Definições de cookies