Dicas para o cuidador

Doença de Alzheimer: facilitando o dia-a-dia do portador e do cuidador


Sono e repouso

Para evitar situações como a ilustrada na figura acima, você precisa tomar alguns cuidados: Conduza o paciente para o leito o mais tarde possível, assim ele possivelmente dormirá mais rápido. Não deixe o quarto totalmente escuro, mantenha luz de vigília (abajur) acesa.

Pacientes agitados devem ter grades laterais colocadas na cama, ou, caso não seja possível, o cuidador deve manter um dos lados da cama encostando-se à parede e colocar colchonetes no chão, ao lado da cama para reduzir o impacto de quedas caso elas ocorram. Se possível, permanecer no quarto com o paciente até que ele adormeça.

Trocar o dia pela noite pode ser um hábito extremamente cansativo para o cuidador, que ao amanhecer precisará contar com energia para dar conta não apenas das tarefas que envolvem o paciente, mas também todas as outras relacionadas a casa, família, trabalho, etc. Para evitar que o paciente troque o dia pela noite evite que ele durma durante o dia, providencie atividades simples para que ele execute e se canse, evite ao máximo café preto, chá preto ou mate, pois estas bebidas são ricas em cafeína, podendo interferir com o padrão de sono. Tente levá-lo para a cama o mais tarde possível, e faça-o levantar pela manhã até 9h.


< Anterior        Próximo >

Retornar ao Índice

Instituto de Memória - Núcleo de Envelhecimento Cerebral / NUDEC
Rua Napoleão de Barros, 618. Vila Clementino.
CEP 04024-002 / São Paulo – SP
T. 5576-4848 Ramal 2085
Logo Apsen WebSite Desenvolvido por:
BemStar.com.br e SiteCommerce.net

Definições de cookies